CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

Heitoraí foi fundada em 08 de setembro de 1948, por Joaquim José de Paula, que doou parte das terras de sua fazenda para a formação do patrimônio (denominação usada até no início do século 20, para designar locais e obras da igreja católica). Ergueu-se, no lugar, capela em louvor de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira da cidade. No início, o município se chamava Capim Puba, depois passou a Capelinha e, finalmente, Heitoraí, em homenagem aos filhos do fundador da cidade que se chamavam Heitor e Raí, ficando, pois, Heitoraí.

Em 1957, o município passou a distrito de Itaberaí. Emancipou-se em 08 de outubro de 1963.  O município de Heitoraí está localizado na região Noroeste do Estado de Goiás e na microrregião geográfica conhecida como Vale do Rio Vermelho. É um município pequeno com uma população de 3.556 habitantes (IBGE, 2007), onde 30,5% da população vivem na zona rural. Sua economia baseia-se na Agricultura e Pecuária. A cidade surgiu do desmembrando-se do município de Itaberaí, Goiás.

 

 

O processo de ocupação do território

 

Conhecer a origem e o desenvolvimento do processo de ocupação do território nos permite compreendê-lo de forma contextualizada e, assim, transformá-lo. As ações serão melhor desencadeadas se houver o conhecimento mais aprofundado desse processo e sua organização em relatórios, mapas e linha do tempo, destacando as mudanças estruturais e conjunturais ocorridas neste território ao longo da história do lugar.

O município de Heitoraí está localizado na região de planejamento Noroeste Goiano, na microrregião de Anápolis. Com uma área de 229,666 km², faz divisa com os municípios de Goiás, Itaberaí, Itaguaru, Itapuranga e Uruana.

Heitoraí é um município de 3.568 habitantes (IBGE 2010), distante aproximadamente 130km da capital Goiânia. A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas da região, mas também destaca-se a atividade turística na região do Rio Uru.