HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM HEITORAÍ

 

Em Heitoraí a educação iniciou da seguinte maneira, cada fazendeiro contratava um professor para ensinar seus filhos e os filhos dos agregados.

Na fazenda do senhor Joaquim Crisóstomo de Paula os primeiros professores foram o senhor Leonel, senhor Geraldo Tita, o senhor Joaquim Camilo Vasconcelos.

Na colônia dos Costa Campos a professora era a esposa do senhor Olavo, dona Mariquinha.

Com a construção da capelinha, o senhor Onestino Correia o primeiro morador de Heitoraí com seus filhos em idade de estudar, contratou o professor por nome de Vicente que além de professor era alfaiate, porém ele possuía habilidades para ensinar e a sala da casa do Senhor Onestino transformou em sala de aula, com o passar do tempo os alunos foram aumentando e veio a necessidade de construir mais um cômodo na casa especialmente para ser a escola e veio a segunda professora a Dona Ana, que lecionou até a vida da Dona Aparecida Pontes que passou a lecionar em um barracão feito de madeira na chácara do Senhor Moura, local este que pertence hoje ao senhor Valmir Batista dos Santos, Dona Aparecida tinha mais estudos e mais experiências, com isso os alunos das fazendas vizinhas vieram estudar com ela de lá vieram para um barracão um pouco melhor ao lado da casa do Senhor Joaquim Heitor, onde funcionava escola e farmácia, pois a professora era esposa do farmacêutico Armando Pontes.

A escola funcionou neste local até que em 1958 o Senhor Geraldo Heitor de Paula e o Senhor Guiomar Rodrigues de Moura doaram um terreno e o prefeito de Itaberaí na época o Senhor Balduino da Silva Caldas construiu o Grupo Escolar Coronel João Caldas, recebeu este nome em homenagem ao seu pai, e que mais tarde recebeu o nome de Grupo escolar Olavo Costa Campos e depois Escola Estadual Olavo Costa Campos nome atual.

 

 

          1ª turma de formandos década de 60 do Grupo escolar Coronel João Caldas.

 

 

 

Documento mais velho da Escola Estadual Olavo Costa Campos

 

Em 1966 com o aumento da população e a necessidade de continuar os estudos dos filhos alguns pais se reuniram e pediram ao prefeito Senhor Ary Teodoro de Souza mais uma escola para a cidade então veio a construção da Escola Municipal Alcides Rangel, que pouco depois mudou o nome para Escola Municipal Paulo de Souza Lima, onde funcionava de 1ª a 8ª Série e finalmente a mesma passou a se chamar Colégio Estadual Dom Abel onde funciona Ensino Fundamental e Médio. Criado de acordo com a Lei de número 23/69 de dezembro de 1967, pelo então prefeito daquela época Ary Teodoro de Souza.

Mais tarde em 1983 o então governador Íris Rezende Machado construiu, em forma de mutirão, “O mutirão das mil salas de aula” a Escola Estadual Joaquim Teodoro de Souza que depois passou a se chamar Colégio Estadual Joaquim Teodoro de Souza que ministra aulas de 1º ao 5º ano, e também a EJA – Educação de Jovens e Adultos (1º ao 3º Ano Ensino Médio).

Anos depois foi construída a Escolinha de Jardim da Infância, que passou a ser Creche Criança Peralta e no ano de 2006, através da Lei de nº. 472/2006 passou a se denominar Creche Municipal “Vovó Sinhana” em homenagem à esposa do fundador da cidade, Senhor Joaquim José de Paula.

Na gestão do prefeito Daniel Rocha Couto foi construído o prédio Centro Educacional Benedito Pereira de Souza onde hoje atende a 1ª - Etapa: com alfabetização, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos distribuídos em 04 semestres letivos com dois anos de curso. 2ª - Etapa: com 6º, 7º, 8º e 9º anos distribuídos em 06 semestres letivos, para as turmas iniciantes 2006, com 3 anos de curso, e o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Já na gestão do prefeito Esmael Pereira Duarte foi criada a Escola Municipal Pedro Xavier, a mesma atende crianças do Jardim III e 1º Ano do Ensino Fundamental.

Atualmente, os alunos da zona rural são transportados para as escolas na cidade, com a utilização de kombis e ônibus.

O município conta atualmente com 01 ônibus para o transporte de alunos da zona rural para a zona urbana, e uma kombi, também são locados diversas outras para o mesmo objetivo. Também utiliza o ônibus para o transporte dos estudantes universitários para a cidade de Itapuranga.

  

A Cidade de Heitoraí possui 03 Unidades Escolares Estaduais:

Colégio Estadual Dom Abel - INEP: 5202256-0

 

 

Colégio Estadual Dr. Voleide da Mota Ribeieo - INEP: 5202259-5 (Parou suas atividades)

Escola Estadual Olavo Costa Campos - INEP: 5202260-9 (Parou suas atividades)

 

OBS: Com a municipalização do Ensino Fundamental no Estado de Goiás os alunos dessas Unidades Escolares supracitadas foram remanejados para a Escola Municipal Pedro Xavier e os prédios foram doados para o município, o Prédio do Colégio Estadual Dr. Voleide da Mota Ribeiro funciona hoje a Escola Municipal Pedro Xavier, e a Escola Estadual Olavo Costa Campos funciona atualmente o CMEI – Vovó Sinhana...

 

Unidades Escolares Municipais:

Escola Municipal Pedro Xavier - INEP: 5202261-7

Centro Educacional Benedito Pereira de Souza

SIMEI - Creche Municipal Vovó Sinhana

Escola Municipal Duque de Caxias (Extinta)

Escola Municipal Santa Isabel (Extinta)

Escola Municipal Santa Terezinha (Extinta)

Escola Municipal Luiz Gonzaga de Queiros  (Extinta)